Tutorial: Deixando o Atom em Português

Estava preparando um post sobre configurações do Atom e me deparei com a dúvida de um desenvolvedor brasileiro sobre como configurar o idioma do Atom para o Português, então resolvi escrever um tutorial-resposta rápido sobre isso.

Nativamente o Atom não suporta multiplas linguagens, então para alterar a linguagem do Atom, você precisa instalar um pacote externo chamado atom-i18n e modificar a linguagem para Português(Brazil) (pt-br).

Eu testei esse pacote e vi que a tradução não está muito completa, mas já ajuda quem estiver precisando, pois provavelmente os desenvolvedores do Atom não têm interesse em oferecer suporte nativo para outras linguagens.

Passo a passo ilustrado

Primeiro você precisa instalar o pacote atom-i18n. https://atom.io/packages/atom-i18n

Este é um pacote não oficial mantido pela comunidade e suporta várias linguagens. Como é mantido pela comunidade, a cada atualização do editor ele pode levar um tempo até ter novas traduções e até ficar pra trás nesse quesito.

Até o momento em que estou escrevendo esse post, a tradução para Português está em 80%, e infelizmente não tenho outra alternativa para recomendar.

Instale utilizando o apm:

Caso você tenha o apm (Atom Package Manager) em seu terminal pode rodar o seguinte comando shell:

apm install atom-i18n

Instale via interface Atom:

Para acessar via interface do Atom, vá até Install Packages And Themes:

  • Utilize Ctrl + Shift + P (Windows / Linux) ou Cmd + Shift + P (Mac) e digite "Packages", navegue até "Settings View: Install Packages And Themes".
  • Ou através do menu packages, clique em Install.

Digite atom-i18n e clique em Install.

atom alterar linguagem

Alterando idioma para Português

Depois que você acabou de instalar o pacote, clique em Settings sobre o pacote atom-i18n.

No menu de configurações do pacote, role para baixo até Language e altere a linguagem.

Vai surgir uma popup pedindo para reiniciar o Atom. Clique em Reload. atom alterar linguagem

Pronto, seu Atom está em Português.

O que significa i18n

O termo i18n sempre aparece quando o assunto é tradução de software e significa Internacionalization. Isso porque começa com "I", depois é seguido de 18 letras até terminar com "N". Da mesma forma com l10n que abrevia a palavra Localization.

Assim como o uso de acrônimos (quando uma palavra é abreviada pelas suas iniciais), surgiu o termo "numerônimo", para abreviar palavras usando números. O conceito funciona tanto para iniciais de múltiplas palavras (ex: W3C - World Wide Web Consortium) ou para o corpo de uma palavra longa (i18n, l10n).

Tradução de dicas de Sintaxe e Autocomplete

Uma dúvida muito comum também é quanto à tradução de dicas de correção de sintaxe ou autocompletes quando uma classe nativa tem um construtor com variáveis padrão, etc.

O pacote atom-i18n não vai ajudar. Infelizmente esse tipo de tradução é algo que não faz parte do núcleo do Atom (e acredito que de nenhum outro editor), e não vejo possibilidade de isso ser implementado no futuro, pois não há motivos suficientes para manter a mesma documentação oficial de uma linguagem de programação em múltiplos idiomas quando quase que universalmente todos usam Inglês.

A melhor coisa a fazer então é se acostumar com o Inglês ?.

Este artigo foi útil pra você?

Ricardo Metring

Ricardo Metring

Sou desenvolvedor full stack e co-fundador da Criar.io.
Trabalho há 10 anos com programação e sempre interessado em aprender mais.